CEEB Foto da sede original

A Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo (CEEB) é uma instituição filantrópica e membro do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, voltada para a promoção do estudo e da prática da doutrina espírita, codificada nas obras básicas de Allan Kardec, possibilitando aos seus frequentadores acesso a:

  • esclarecimento, orientação e amparo para seus problemas espirituais, morais e materiais;
  • conhecimento e estudo da doutrina espírita;
  • trabalho, colaboração e serviço fraterno em qualquer área de ação que a prática espírita oferece.

História

Na Semana Santa do ano de 1965, um grupo de rapazes saiu de Jacarepaguá e foi ao encontro do abençoado médium Chico Xavier, em busca de orientação para fundar uma casa espírita no bairro. A ideia da fundação, bem como a de procurar Chico, partira de João Carlos Cunha. Unidos a este, Joaquim de Souza Bastos, Luís Carlos Monteiro e os irmãos gêmeos Gilson e Gilberto Bordallo estiveram em Uberaba (MG) e expuseram seus ideais, à luz da doutrina espírita, ao querido e respeitado médium mineiro que, naquela oportunidade, lhes transmitiu uma mensagem recebida do espírito Eurípedes Barsanulfo propondo-se a auxiliá-los na instituição que pretendiam criar.

Assim, em 1º de maio de 1965, foi fundada a Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo, cujo nome é uma justa homenagem ao espírito de escol que se apresentou, naquele histórico dia em Uberaba, para ser seu mentor.

Nossa amizade vem desde os primeiros anos da juventude, onde passávamos alegres e descompromissadas horas na Praça Seca, sem imaginar que, um dia, estaríamos unidos pelos laços do ideal espírita. João destacava-se pela maneira clara e inteligente com que conduzia suas palestras, sempre preocupado com o zelo doutrinário. Com ele, aprendemos valiosas lições de vida. O desapego aos valores materiais era um traço marcante em sua personalidade. O auxílio aos amigos, sempre buscando o anonimato, outro aspecto em destaque. A construção do andar superior da casa deu-se por iniciativa dele. Arcando praticamente com todo o custo da obra, João deixou-nos cedo. Partiu, mas sua presença continua forte em nossa memória. E, nestes 50 anos de fundação da abençoada casa que nos acolhe, que ele possa estar conosco, com os mesmos entusiasmo e brilho dos momentos em que estivemos juntos.

Gilberto Bordallo, por ocasião das comemorações dos 50 anos de fundação da CEEB em 2015


A casa, a princípio pequena, abrigava poucas pessoas. Contudo, já havia muitas tarefas a realizar. Com o passar dos anos, a CEEB teve sua estrutura física ampliada e vários setores de atividades foram criados.

Hoje, a casa está organizada por departamentos. Cada um deles cuidando especificamente de uma parte do trabalho: a divulgação da doutrina espírita, por meio de livraria, palestras públicas, cursos, programas de rádio, biblioteca, videoteca e evangelização infanto-juvenil; assistência espiritual; coral; reunião com os pais para estudo sobre educação; assistência social com distribuição de cestas básicas, sopas e quentinhas (à população de rua); atendimento médico e dentário; atendimento ao idoso; visitas aos enfermos - tanto nos hospitais como nas residências - e o belo trabalho desenvolvido com crianças e jovens especiais, e suas respectivas famílias.

ceeb sede atual 01

A sede nos dias atuais

Citamos algumas razões desta conquista: nossas tarefas, nossos estudos, nossos esforços em seguir os ensinamentos de Eurípedes Barsanulfo - estudar, alimentar o espírito, evangelizar e evangelizar-se. Ele tentava "pacificar as almas aflitas" de seus educandos por meio do trabalho ativo e da exemplificação dos ensinamentos doutrinários, mostrando que a escola e o lar devem caminhar lado a lado, e a casa espírita é uma escola que nos ensina, um lar que nos aconchega. Amigos-irmãos trabalhando, juntos, pelos mesmos ideais: socorrer, orientar, doar-se.

A seara é grande, bem o sabemos. Nossa dedicada e incansável equipe de trabalhadores, no entanto, firme no ideal espírita da prática da caridade, nos leva cada dia ao crescimento e à ampliação das atividades no bem.

Convidamos você a conhecer a nossa casa pessoalmente e compartilhar conosco deste banquete de luz.

Pin It

Video Comemorativo - 40 anos da CEEB